Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA
- jacyabreu
- há 19 horas
- 3 min de leitura

Medida de desregulamentação amplia demanda por engenheiros, técnicos e especialistas, enquanto impulsiona o interesse por imigração legal para trabalho
Com a assinatura de uma nova ordem executiva que altera drasticamente a política energética e ambiental dos Estados Unidos, o presidente Donald Trump aposta na expansão agressiva dos setores de petróleo, gás, mineração e construção de infraestrutura. A medida, que prioriza o crescimento econômico interno baseado em fontes fósseis e minerais críticos, promete abrir milhares de novas vagas de trabalho – e pode se transformar numa grande oportunidade para profissionais brasileiros qualificados que buscam a imigração legal para os EUA.
Segundo o advogado Murtaz Navsariwala, especialista em economia e imigração legal para os Estados Unidos, a desregulamentação do setor energético e mineral terá impacto direto no mercado de trabalho americano. Empresas precisarão urgentemente de engenheiros, técnicos especializados, geólogos e gestores de projetos, áreas onde o Brasil tem talentos de alto nível prontos para migrar legalmente. "Estamos assistindo à criação de um novo ciclo de contratações em setores estratégicos, e o Brasil tem profissionais altamente capacitados que podem atender à essa demanda", afirma Murtaz.
Com a flexibilização das exigências ambientais e o incentivo à exploração em terras federais, os EUA devem reaquecer sua demanda por profissionais ligados à engenharia de petróleo e gás, engenharia de minas, geologia aplicada à exploração mineral, construção pesada de infraestrutura energética, operação e manutenção de equipamentos industriais e logística especializada em energia. A aceleração dos projetos de exploração e licenciamento, que agora exigirão menos burocracia regulatória, deve criar um ambiente mais propício para contratações internacionais, desde que realizadas dentro das normas legais de imigração.
Para Murtaz, a ordem de Trump não apenas transforma o ambiente regulatório, mas também cria um gatilho claro para o aumento de solicitações de vistos de trabalho. "Programas como H-1B para profissionais altamente qualificados, EB-3 para trabalhadores técnicos e EB-2 NIW para profissionais com mestrado ou experiência diferenciada podem ser caminhos concretos para brasileiros aproveitarem essa janela econômica", destaca. Ele ainda reforça a necessidade de que todo o processo de imigração seja conduzido de maneira legal e estratégica, sem atalhos que comprometam o futuro do candidato nos Estados Unidos.
De acordo com o especialista, profissionais brasileiros que atuam em engenharia de petróleo e gás, engenharia de mineração, geologia de reservatórios, gestão de projetos industriais e logística energética têm um grande potencial de inserção no mercado americano nesse novo ciclo. A expansão da mineração, em especial a extração de minerais estratégicos como lítio, cobre, cobalto e urânio, também abre espaço para geólogos especializados, operadores de processamento mineral e técnicos em mapeamento geológico. O setor de infraestrutura pesada, que será impulsionado pela construção de gasodutos e terminais energéticos, demandará ainda soldadores certificados, operadores de maquinário pesado e engenheiros civis especializados em obras de grande porte.
O advogado orienta que profissionais interessados em aproveitar essa oportunidade comecem imediatamente a investir em atualização técnica, e no aprimoramento do inglês técnico. "Estamos diante de um momento estratégico para quem deseja imigrar de forma legal e segura. O profissional que estiver bem-preparado, com um perfil técnico forte e assessoria jurídica especializada, terá uma vantagem real", reforça.
A nova política energética e industrial do governo Trump reposiciona o mercado de trabalho americano e oferece uma chance concreta para brasileiros qualificados realizarem o sonho de trabalhar nos Estados Unidos, sempre dentro da legalidade e alinhados às exigências do mercado.
Sobre a Murtaz Law
Com sólida trajetória de mais de uma década na orientação de famílias e indivíduos que desejam imigrar legalmente para os EUA e com uma taxa de aprovação que atinge 99,5%, a Murtaz Law acumula sucesso em casos de imigração temporária, familiar, naturalização, e, principalmente, com visto de trabalho, entre eles o EB2-NIW, que possibilita o Green Card. O fundador Dr. Murtaz Navsariwala é advogado especialista em imigração para os EUA. Com formação em Economia e História pela Northwestern University e doutor em Direito pela Indiana University Bloomington (Maurer School of Law), Dr. Murtaz possui sua sede baseada em Illinois (EUA), onde é membro da Ordem dos Advogados, da ARDC, da American Immigration Lawyers Association e American Bar Association.
Para ficar por dentro de dicas e informações sobre como morar e trabalhar nos EUA siga a Murtaz Law no Instagram no link > Instagram (@murtazlaw)
Para saber mais informações sobre a Murtaz Law e fazer uma análise de elegibilidade gratuita acesse >https://pt.murtazlaw.com/
Contato para imprensa: Jacy Abreu Jacyabreu@lumepresscomunicacao.com.br
Celular e whatsApp: (11) 9.96250.7303
Comentarios