IAC-CE promove ação cultural e educativa, no maio Laranja, para combater o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- jacyabreu
- 25 de mai.
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de mai.

Espetáculo teatral e atividades de conscientização mobilizam a comunidade pela proteção de crianças e adolescentes
No dia 28 de maio, o Instituto de Arte e Cidadania do Ceará (IAC-CE), uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que assiste famílias em situação de vulnerabilidade em um bairro periférico de Fortaleza, capital do Ceará, promove um evento especial em alusão a campanha: Maio Laranja, mês dedicado à luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Com uma programação voltada à conscientização e ao fortalecimento dos vínculos comunitários, o ponto alto da tarde será a apresentação do espetáculo teatral “Não me toque, seu boboca!”, às 15h40, encenado pelo grupo convidado AMCTN — uma peça lúdica, educativa e preventiva contra a violência infantil.
A ação, realizada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Instituto, busca dar visibilidade a um tema urgente e ainda silenciado. No Brasil, três crianças são abusadas por hora. Mais da metade das vítimas têm entre 1 e 5 anos, e estima-se que apenas 7,5% dos casos são oficialmente denunciados.
No Ceará, os dados refletem uma realidade igualmente alarmante. Entre janeiro e setembro de 2023, o estado registrou 1.233 casos de violência sexual contra menores de 18 anos — o maior número desde 2014, segundo levantamento do jornal O Povo e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Desses casos, 86% das vítimas eram meninas, e 79% se declararam pretas ou pardas. Apenas nos quatro primeiros meses de 2024, o estado contabilizou 301 denúncias e 752 casos de violações sexuais, representando um aumento de mais de 80% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Diante desse cenário, o IAC-CE reforça seu papel como agente mobilizador e formador. “Conscientizar é proteger”, afirma a instituição, que há anos atua com projetos de arte e cidadania voltados à infância, adolescência e terceira idade. Suas ações, realizadas no âmbito da Proteção Social Básica (PSB), buscam prevenir violações de direitos, promover a convivência familiar e comunitária e fortalecer a rede de proteção social. A PSB tem como objetivos principais evitar situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento de vínculos afetivos, destinando-se especialmente à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, da ausência de acesso a serviços públicos e da fragilização de vínculos relacionais e de pertencimento. Em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o evento Maio Laranja é mais uma ação que alerta, informa e envolve a comunidade na luta pela proteção da infância.
CRONOGRAMA – MAIO LARANJA | IAC-CE
15h00 – Acolhida do Público
Entrega de broches e folders informativos
Cenário temático montado na entrada
15h10 – Abertura Oficial
Boas-vindas com a equipe do SCFV
15h20 – Apresentação Cultural
Projeto de Música do IAC, com o professor Felipe
15h40 – Apresentação Especial
Espetáculo teatral “Não me toque, seu boboca!”, com o grupo AMCTN
16h10 – Falas Finais e Agradecimentos
16h20 – Encerramento com Lanche
Saiba mais sobre o IAC- CE
O Instituto de Arte e Cidadania do Ceará é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que assiste famílias em situação de vulnerabilidade no bairro Antônio Bezerra e entorno. Fundado em 1937, Antônio Bezerra é um dos bairros mais populosos de Fortaleza, com cerca de 25.846 moradores distribuídos em uma área de 2,20 km². A região apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,348 — um indicador criado pela ONU para medir qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico. Esse dado reforça a relevância e a necessidade da atuação do IAC-CE, que se dedica a promover cidadania, cultura e proteção social para a comunidade local.
Serviço
Data: 28 de maio de 2025 Horário: Das 15h às 16h30 Local: IAC Social – Instituto de Arte e Cidadania do Ceará Promoção: SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos IAC-CE
Contato para a Imprensa:
Assessoria de Imprensa: Jacy Abreu
WhatsApp e Celular: (85) 99712-5136
E-mail: jacylete@gmail.com
Comments