top of page
Buscar

EUA integram inteligência artificial às escolas públicas — e abrem portas para brasileiros qualificados

ree

Nova política educacional dos Estados Unidos mira o futuro da tecnologia e pode beneficiar profissionais estrangeiros com perfil técnico e acadêmico.


Os Estados Unidos deram um passo estratégico para garantir sua liderança global em tecnologia. Em abril de 2025, o presidente Donald J. Trump assinou uma ordem executiva que estabelece um plano nacional para incluir a inteligência artificial (IA) no currículo das escolas públicas, desde o ensino fundamental até a formação técnica e profissionalizante.


A medida inclui a criação de uma força-tarefa federal, parcerias com empresas de tecnologia e universidades, investimentos na formação de professores e prazos claros para a distribuição de materiais didáticos voltados à IA. A ideia é preparar as novas gerações para um mercado de trabalho cada vez mais digital — onde a IA será parte integrante de todas as profissões.


Mas, além da transformação interna, o plano tem reflexos diretos para quem sonha em viver nos EUA. De acordo com o advogado de imigração Murtaz Navsariwala, sediado em Illinois, pode abrir uma janela de oportunidades para brasileiros qualificados em áreas estratégicas como tecnologia, engenharia e educação — especialmente aquelas ligadas à inteligência artificial e inovação digital.


“O novo plano educacional dos EUA sinaliza que o país quer atrair e formar talentos em inteligência artificial. Isso gera uma demanda real e imediata por profissionais com esse perfil. Brasileiros com formação técnica ou acadêmica em áreas ligadas à inovação têm muito a ganhar neste cenário”, explica Murtaz.


Mais tecnologia, mais exigência — mas também mais oportunidades

O momento, porém, é de atenção. Junto com a política educacional, o governo americano estuda implementar uma nova taxa de US$ 100 mil para empresas que queiram patrocinar vistos H-1B para profissionais que ainda estão fora dos Estados Unidos. A proposta, se aprovada, deve dificultar o acesso por essa via tradicional, especialmente para startups e instituições com orçamento limitado.


Por outro lado, alternativas como o visto EB-2 NIW ganham destaque. Essa categoria permite que profissionais com qualificação e histórico relevantes solicitem o green card sem precisar de uma oferta de trabalho, desde que comprovem que sua atuação atende ao interesse nacional americano.


“O EB-2 NIW é hoje uma das opções mais estratégicas para quem deseja imigrar legalmente, especialmente em áreas como ciência, tecnologia, educação e inovação. Ele combina qualificação técnica com o desejo de contribuir para os objetivos do país — exatamente o que os EUA estão priorizando neste momento”, reforça o advogado.


Educação como motivação migratória

Para muitas famílias, a possibilidade de oferecer uma educação de alta qualidade aos filhos é um dos principais fatores na hora de considerar a mudança para outro país. Com a IA sendo integrada ao ensino público, os EUA se tornam ainda mais atrativos para quem busca um futuro educacional conectado às exigências do mundo real.

“Quem já pensou em morar fora, mas nunca tirou o plano do papel, pode encontrar agora o momento ideal. O país está dizendo: precisamos de talentos, queremos formar cidadãos digitais, e há caminhos legais para isso. O mais importante é agir com planejamento e informação segura”, conclui Dr. Murtaz.

 

Sobre o Murtaz Law

A Murtaz Law é um escritório de advocacia especializado em imigração para os Estados Unidos. Fundado pelo advogado Dr. Murtaz Navsariwala, o escritório é reconhecido pela atuação ética, técnica e baseada em dados, oferecendo informações confiáveis a brasileiros que desejam iniciar ou dar continuidade a processos migratórios.


Dr. Murtaz Navsariwala

Advogado especializado em imigração para os Estados Unidos, Murtaz Navsariwala combina formação em Economia e História pela Northwestern University com doutorado em Direito pela Indiana University Bloomington.

Com mais de uma década de atuação na área, e uma taxa de aprovação de 99,5%, Murtaz lidera o Murtaz Law, escritório sediado em Illinois (EUA) e reconhecido por sua excelência em vistos de trabalho, com destaque para o EB-2 NIW. Sua formação multidisciplinar, que combina Direito, Economia e História, contribui para uma abordagem sistêmica e estratégica dos temas migratórios, oferecendo interpretações claras e fundamentadas mesmo diante de assuntos complexos ou controversos.


Para mais informações, entrevistas ou colaborações com reportagens sobre temas relacionados à entrada legal nos Estados Unidos, mobilidade internacional, carreira ou educação, o contato é feito via assessoria de imprensa.


Jacy Abreu – Assessoria de Imprensa

📱 (11) 96250 7303 / WhatsApp (85) 99712 5136

Instagram: @lumepresscomunicacao

 

 
 
 

Comentários


bottom of page